giovedì 14 aprile 2016

Missão, Visão e Valores da ALEMO

MISSÃO,  VISÃO  E  VALORES  DA  ALEMO

ALEMO é uma Associação de pessoas atingidas pela Lepra fundada no ano 2000 na cidade de Pemba que actualmente conta com centenas de membros associados em todos os Distritos da Província de Cabo Delgado. A Associação tem como objectivo lutar a favor da cura e do cuidado de toda pessoa atingida pela lepra devolvendo aos doentes a sua dignidade, abrindo novas oportunidades para as suas vidas e favorecendo a integração das pessoas estigmatizadas por esta doença num espírito de solidariedade entre os doentes de lepra e a sociedade em geral.
A  Associação  ALEMO  tem  como

Visão: Uma sociedade em que todas as pessoas atingidas pela lepra tenham acesso ao tratamento, sejam integradas na comunidade, tenham influência nas decisões, sejam capazes de auto-sustentar-se e sejam respeitadas na sociedade.

Missão: Integrar as pessoas atingidas pela lepra acompanhando o processo do tratamento da doença e os cuidados das sequelas, despertando a autoestima e desenvolvendo as potencialidades de cada pessoa para que tenha uma vida autónoma e positiva na comunidade.

Valores: Esperança, Vida, Dignidade, Acolhida e Integração.

   O que significa isso?

*      Por “Visão”, entende-se o ideal, aquilo que desejamos que exista no mundo, a realidade que pretendemos construir.
     
      ALEMO declara que aquilo que pretende construir é um mundo melhor para o doente de lepra. Isso significa sobretudo:

1.  Tatamento da doença
2.  Integração na comunidade
3.  Capacidade de tomar decisões
4.  Capacidade de auto-sustento
5.  Respeito por parte da sociedade

*      Quando se fala de “Missão , entende-se o compromisso que se assume, o caminho a fazer para que esta ralidade ideal se torne real.
         
          ALEMO afirma que se compromete a construir este mundo melhor para os doentes de lepra com algumas acções concretas:

1.  Integrar a pessoa atingida pela lepra na comunidade
2.  Acompanhar o processo do tratamento da lepra e os cuidados das sequelas
3.  Desperar a autoestima do doente
4.  Ajudar a pessoa afectada pela lepra a desenvolver as suas potencialidades para  poder viver em autonomia.

*      Cada organização, Associação, Instituição e Empresa, além de definir a sua Visão e a sua Missão, escolhe também aqueles Valores Humanos que são significativos na sua maneira de trabalhar.
         
          ALEMO pretende promover os seguintes Valores:

1.  Esperança: nenhuma pessoa atingida pela lepra pode viver no desespero, sem a esperança de ser curada e de ter uma vida feliz!
2.  Vida: a pessoa afectada pela lepra tem direito a reconstruir a sua vida e a sentir-se viva!
3.  Dignidade: nenhuma pessoa deve ser desprezada e humilhada por causa da lepra. Todo ser humano  tem a sua dignidade que é única e inviolável!
4.  Acolhida: a pessoa desamparada ou necessitada por causa da lepra tem que encontrar acolhida sincera, ser aceite e respeitada por como ela é.

5.  Integração: ninguém pode ser discriminado por causa da lepra. Todo doente tem que sentir-se integrado na comunidade.



ALEMO DÁ A VIDA!

Nessun commento:

Posta un commento

Daniela Gioè

Esperienza a Pemba di Daniela Gioé "L'esperienza a Pemba è stata unica e indelebile nella mente e nel cuore. Risale a luglio de...